CINE-PE 2009 está lançado

Por Gabrielle Barros

Coletiva de Imprensa do Festival do Audiovisual - CINE-PE

Alfredo e Sandra Bertini - Diretores do Festival do Audiovisual - CINE-PE

.
A contagem regressiva para o CINE-PE Festival do Audiovisual, começou. A maratona cinematográfica que reúne o maior público de festivais do país acontecerá nos dias 27 de Abril a Três de Maio.
.
Na coletiva realizada ontem, foram divulgados os filmes selecionados para a Mostra Competitiva de longas-metragens e a grade com a programação completa do festival. Ao todo foram 66 longas-metragens inscritos para a competição sendo cinco selecionados. As ficções foram: Estranhos, Mystéryos e Praça Saes Peña. Os documentários foram: Alô, alô, Terezinha e Um Homem de Moral.
.
Segundo os diretores do festival CINE-PE, este ano houve uma grande quantidade de documentários inscritos. “Além de dependermos da ‘safra de produção’, os resultados apresentados expressam o peso de aspectos como o ineditismo nacional, a qualidade técnica e o conteúdo temático” ressaltam Sandra e Alfredo Bertini, diretores do festival.
.
Na categoria, hors concours, pela primeira vez no Brasil, será exibida a ficção francesa Eden À L’Ouest, do diretor greco-frances Costa-Gavras, lançado no Festival de Berlim deste ano. O filme conta a história de Elias (Riccardo Scamarcio), um jovem imigrante que atravessa o Mediterrâneo em busca do paraíso.
.
Costa-Gavras virou referência por ser autor de filmes polêmicos nos anos 60 e 80 entre eles Z (1969) filme que denuncia a violência da ditadura na Grécia, instalada na década de 1960 e tem como trama básica o assassinato de um político liberal, cometido como se fosse um acidente, o filme venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
.
Kostanino Gavras de 76 anos abrirá a Mostra Especial Costa-Gavras, será realizada de um a três de Maio, as 16 horas, no cinema da Fundaj/ Derby, com acesso gratuito. Em entrevista o cineasta que será homenageado do festival disse que “é uma grande honra e profunda emoção” lançar seu filme durante o festival de Recife.
.
O cineasta, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, em 1982, por Desaparecido, um grande mistério (Missing) falou que está ansioso pela reação do grande público no CINE-PE para a estréia do seu mais novo filme. “Espero que os expectadores do festival apreciem o Éden. O filme é uma reflexão sobre um problema muito atual. Posso dizer que é um filme muito pessoal, mesmo que não seja uma autobiografia.”
.
Teremos como obra convidada, que será exibida no encerramento do festival, O homem que engarrafava nuvens, produção carioca dirigida pelo pernambucano Lírio Ferreia. O filme é um documentário musical sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direitos autorais, Humberto Teixeira.
.

Alfredo Bertini - Diretor do Festival

Sandra Bertini - Diretora do Festival

0 comentários:

Postar um comentário