Sim senhor (Yes Men), de Peyton Reed (EUA / Austrália/ 104 min)
Filme baseado no livro do jornalista, britânico, Danny Wallace, que passou seis meses respondendo sim para todas as questões e propostas que lhe faziam.
(Nota é Fato: Legal)
Por Poliny Aguiar

Jim Carrey já mostrou que não é uma caricatura quando atuou no suspense, Número 23, e no Drama, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembrança. Mesmo não sendo um suspense, Sim Senhor, tem suas semelhanças com o longa Número 23. O que se aproxima, é apenas, a mania e o vício para poder encontrar o sentido de viver. Número 23, é aterrorizante, uma atração psicopata pelo número. Mesmo que ele não veja o número em si, as somas, a ordem, a subtração, tudo leva ao resultado 23. Algo que é muito mais forte que ele e que realmente mexe com o estado mental do personagem. Já no Sim Senhor, a coisa fica mais leve, até porque ele procura a felicidade, sair dá rotina chata e narcotizante. Carl Allen (Jim Carrey) acha a solução quando se escreve em um programa de auto-ajuda, em que um dos princípios básicos é dizer “SIM!” para todos os eventos da vida. Sim, tudo no filme roda em sua resposta, que a mesma o leva para momentos inesquecíveis.
Sem muita apelação em suas caretas, Jim Carrey arranca risos do espectador e faz refletir sobre os fatos que o homem contemporâneo, ocupado apenas com o trabalho e tecnologia, deixa passar. Banal ou não, certos acontecimentos podem atrair pessoas e momentos surpreendentes, e não custa nada experimentá-los antes de negá-los. Entre casos e acasos, Allen se conduz a ocasiões inusitadas, até que, sem querer, o destino o leva para o amor. E é nesse momento que, Allen, encontra e se apaixona por Alisson (Zooey Deschanel). Alisson é uma jovem cantora mal-sucedida que vive em um mundo simples e prazeroso. Com sua simplicidade ela acaba conquistando Allen.
Os dois vivem momentos divertidos e felizes, até que Allen começa a entender que, primeiro é preciso entender e ter a vontade de dizer SIM, não apenas dizer por dizer. Isso começa a atrapalhar o relacionamento dos dois e finalmente ele sente o significado da afirmação.
Preste Atenção:
Na cena que o personagem está em uma videolocadora, o filme que rola de fundo é o Número 23.
Jim Carrey dispensou dublê na cena em que seu personagem pula de bungee jump

Postagem: Poliny Aguiar - Editora da Coluna Cinema
0 comentários: