9ª Edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

A Academia Brasileira de Cinema e a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentam a nona edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o maior prêmio do cinema nacional. O evento vai acontecer no dia 08 de junho, às 21 horas, no teatro João Caetano. Vencedores das 27 categorias receberão o Troféu Grande Otelo. Além disso, dois prêmios especiais são concedidos pela Academia: prêmio Elenora de Martino a Anselmo Duarte e o prêmio especial de Preservação, à Alice Gonzaga.

O grande homenageado desta edição será o ator, diretor e roteirista Anselmo Duarte. É dele a direção de “O Pagador de Promessas”, único filme brasileiro a vencer o maior prêmio mundial de cinema - a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Por este filme, Duarte também concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Anselmo Duarte faleceu em 2009. Enquanto vivia, Anselmo soube que iria receber o prêmio Grande Otelo de homenagem especial. Ele sabia que a Academia o reconhecia como um de nossos grandes cineastas.

Alice Gonzaga, diretora da Cinédia, criada por seu pai Ademar Gonzaga há 80 anos, receberá o Prêmio Especial de Preservação. Alice Gonzaga é uma das cineastas brasileiras que mais se dedicam à preservação da Memória do Cinema Brasileiro.

O lançamento oficial da agenda do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será nesta terça feira, dia 30 de março às 19h, no espaço Telezoom, na rua General Dionísio n°11, Humaitá. O evento reunirá finalistas, convidados e patrocinadores.

A VOTAÇÃO – EMPATE EM SETE CATEGORIAS

Concorreram ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro todos os filmes lançados comercialmente entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009. Mais de 100 filmes entre longas nacionais de ficção, documentários e filmes estrangeiros participaram da seleção. Ao todo, foram mais de mil profissionais indicados.

O primeiro turno da votação foi realizado entre os dias 18 de fevereiro e 05 de março de 2010. Neste período, foram escolhidos os cinco finalistas de cada categoria. Sete delas ficaram empatadas por causa da votação disputada. As categorias de melhor longa metragem de documentário, melhor ator, melhor maquiagem e melhor curta metragem de ficção terão seis finalistas e a categoria de melhor montagem de ficção terá sete indicações.

A segunda e última etapa da votação acontece a partir do dia 31 de março.
Dentre os finalistas, destaque para as produções nacionais “Tempos de Paz” com 11 indicações, “À Deriva”, “Se Eu Fosse Você 2” e “A Mulher Invisível” cada uma com 9 indicações, seguido por “Besouro”, “Budapeste” e “É Proibido Fumar”, concorrendo em 6 categorias.

Na categoria melhor longa metragem infantil somente duas obras foram lançadas comercialmente em 2009 e participarão do segundo turno da votação. Para a categoria de melhor longa metragem de animação, que teve somente um filme do gênero lançado, será oferecida uma menção honrosa.

Membros da Academia Brasileira de Cinema votam secretamente, via internet. A auditoria é feita pela PricewaterhouseCoopers, empresa que também é responsável pela apuração do Oscar. Os votos são sigilosos e o resultado só é conhecido durante a cerimônia de premiação.

O público também pode votar através do site da Academia nas categorias: melhor longa-metragem de ficção nacional e melhor longa-metragem de ficção estrangeiro através do voto popular. www.academiabrasileiradecinema.com.br.

A PREMIAÇÃO
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua nona edição e confirma a sua importância no cenário cinematográfico entrando no calendário oficial das premiações como a maior celebração do cinema nacional. “A realização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro proporciona mais fôlego e visibilidade aos filmes lançados no ano anterior, contribuindo para fortalecer suas vendas nas outras janelas do mercado, como DVD, televisão por assinatura e TV aberta. O prêmio da Academia agrega valor às produções e é motivo de orgulho para os seus ganhadores”, destaca o presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias.

Este ano, a maior festa do cinema nacional volta a se chamar GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO e conta até o momento com o Patrocínio da Prefeitura através da RioFilme e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

A CERIMÔNIA

A cerimônia de entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontecerá no Teatro João Caetano, localizado na Praça Tiradentes s/n, no centro da cidade do Rio de Janeiro. O público poderá acompanhar ao vivo, pelo Canal Brasil, a partir das 21 horas, a transmissão do evento, que reunirá os maiores nomes da indústria do cinema. Cerca de 1200 convidados, entre eles atores, atrizes, produtores, cineastas, diretores, exibidores e distribuidores dos maiores estúdios de cinema irão passar pelo tapete vermelho. Quem assina a direção do evento é o ator e diretor Gustavo Gasparani.

ACADEMIA BRASILEIRA DE CINEMA

A Academia Brasileira de Cinema, com sede no Rio de Janeiro, foi criada no dia 20 de maio de 2002, e tem como objetivo promover, preservar e divulgar o cinema brasileiro, além de ser um espaço de convivência e troca de experiências entre profissionais da área.

A criação de um prêmio para celebrar a produção anual de filmes marcou o início de um projeto que aproximou os profissionais da classe cinematográfica entre realizadores, distribuidores, produtores, exibidores, técnicos, atores e outros profissionais do cinema e audiovisual.

CATEGORIAS CONTEMPLADAS

I – Longa-Metragem
1. Melhor longa metragem de Ficção
2. Melhor longa metragem de Documentário
3. Melhor longa metragem de Animação
4. Melhor longa metragem Infantil
5. Melhor Direção
6. Melhor Atriz
7. Melhor Ator
8. Melhor Atriz Coadjuvante
9. Melhor Ator Coadjuvante
10. Melhor Direção de Fotografia
11. Melhor Direção de Arte
12. Melhor Figurino
13. Melhor Maquiagem
14. Melhor Efeito Visual
15. Melhor Roteiro Original
16. Melhor Roteiro Adaptado
17. Melhor Montagem de Ficção
18. Melhor Montagem de Documentário
19. Melhor Som
20. Melhor Trilha Sonora
21. Melhor Trilha Sonora Original
22. Melhor longa metragem Estrangeiro

II – Curta-Metragem
1. Melhor curta metragem de Ficção
2. Melhor curta metragem de Documentário
3. Melhor curta metragem de Animação

III – Voto Popular
1. Melhor longa metragem de ficção Estrangeiro
2. Melhor longa metragem de ficção Nacional

PRÊMIOS CONCEDIDOS PELA ACADEMIA:

I - Prêmio Homenagem Especial Elenora de Martino a Anselmo Duarte.
II - Prêmio Especial de Preservação a Alice Gonzaga

LISTA DOS FINALISTAS
MELHOR LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO

À DERIVA de Heitor Dhalia. Produção: Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck e Fernando Meirelles por O2 Filmes.

DIVÃ de José Alvarenga Jr.. Produção: Iafa Britz, Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa por Total Entertainment.

É PROIBIDO FUMAR de Anna Muylaert. Produção: Anna Muylaert, Maria Ionescu e Sara Silveira por Dezenove Filmes.

MULHER INVISÍVEL, A de Claudio Torres. Produção: Claudio Torres por Conspiração Filmes.

SE EU FOSSE VOCÊ 2 de Daniel Filho. Produção: Iafa Britz, Marcos Didonet, Vilma Lustosa e Walkiria Barbosa por Total Entertainment e Daniel Filho.


MELHOR LONGA–METRAGEM DOCUMENTÁRIO

ALÔ ALÔ TEREZINHA de Nelson Hoineff. Produção: Daniel Maia, João Braga e Paloma Piragibe por COMALT, Comunicação Alternativa.

CIDADÃO BOILESEN de Chaim Litewski. Produção: José Carlos Asbeg por Palmares Produções e Jornalismo LTDA, Chaim Litewski, Pedro Asbeg, Jorge Melo e Ojvind Kyro.

LOKI – ARNALDO BAPTISTA de Paulo Henrique Fontenelle. Produção: André Saddy por Canal Brasil.

PALAVRA (EN)CANTADA de Helena Solberg. Produção: David Meyer por Radiante Filmes Ltda. Co-produção Marcio Debellian.

SIMONAL – NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI de Calvito Leal, Claudio Manoel e Micael Langer. Produção: Raul Schmidt por Jaya, Roberto Berliner e Rodrigo Letier por TvZERO, Carlos Paiva e Isabelle Tanugi por Zohar Cinema, Claudio Manoel e Manfredo G. Barreto.
WALDICK, SEMPRE NO MEU CORAÇÃO de Patrícia Pillar. Produção: Mariza Leão e Patrícia Pillar por Anima I Produções Artísticas.


MELHOR LONGA–METRAGEM INFANTIL

GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES, O de Walbercy Ribas e Rafael Ribas. Produção: Juliana Ribas por Start Desenhos Animados.

XUXA EM O MISTÉRIO DE FEIURINHA de Tizuka Yamazaki. Produção: Eliana Soárez, Pedro Buarque de Hollanda e Ricardo Rangel por Conspiração Filmes, Xuxa Meneghel, Mônica Muniz e Luiz Cláudio Lopes Moreira por Xuxa Produções.


MELHOR LONGA–METRAGEM ANIMAÇÃO

GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES, O de Walbercy Ribas e Rafael Ribas. Produção: Juliana Ribas por Start Desenhos Animados.


MELHOR DIREÇÃO

ANNA MUYLAERT por É Proibido Fumar
CLAUDIO TORRES por A Mulher Invisível
DANIEL FILHO por Se Eu Fosse Você 2
DANIEL FILHO por Tempos de Paz
HEITOR DHALIA por À Deriva


MELHOR ATRIZ

ANDREA BELTRÃO como Verônica por Verônica
DEBORA BLOCH como Clarice por À Deriva
GLÓRIA PIRES como Baby por É Proibido Fumar
GLÓRIA PIRES como Helena por Se Eu Fosse Você 2
LILIA CABRAL como Mercedes por Divã


MELHOR ATOR

DAN STULBACH como Clausewitz por Tempos de Paz
DANIEL DE OLIVEIRA como Santinho por A Festa da Menina Morta
SELTON MELLO como Jean Charles por Jean Charles
SELTON MELLO como Pedro por A Mulher Invisível
TONY RAMOS como Claudio por Se Eu Fosse Você 2
TONY RAMOS como Segismundo por Tempos de Paz


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

DENISE WEINBERG como Ruiva por Salve Geral
DIRA PAES como Diana por A Festa da Menina Morta
DRICA MORAES como Silvinha por Os Normais 2 – A Noite Mais Maluca de Todas
FERNANDA TORRES como Lúcia por A Mulher Invisível
LEANDRA LEAL como Georgina por Se Nada Mais Der Certo


MELHOR ATOR COADJUVANTE

ARY FONTOURA como Padre Henrique por Se Eu Fosse Você 2
CASSIO GABUS MENDES como Nelsinho por Se Eu Fosse Você 2
CHICO DIAZ como camelô por O Contador de Histórias
GERO CAMILO como sacristão por Hotel Atlântico
VLADIMIR BRICHTA como Carlos por A Mulher Invisível


MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

LAURO ESCOREL por O Contador de Histórias
LULA CARVALHO por Budapeste
RICARDO DELLA ROSA por À Deriva
TUCA MORAES por Tempos de Paz
WALTER CARVALHO por A Erva do Rato


MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

CLAUDIO AMARAL PEIXOTO por Besouro
GUTA CARVALHO por À Deriva
MARCOS FLAKSMAN por Budapeste
MARCOS FLAKSMAN por Tempos de Paz
VERA HAMBURGER por Salve Geral


MELHOR FIGURINO

ALEXANDRE HERCHCOVITCH por À Deriva
BIA SALGADO por Besouro
KIKA LOPES por Budapeste
MARCELO PIES por A Mulher Invisível
MARÍLIA CARNEIRO por Tempos de Paz


MELHOR MAQUIAGEM

ANTONIO PACHECO por Um Lobisomem na Amazônia
MARCOS FREIRE por A Festa da Menina Morta
MARTÍN MACIAS TRUJILLO por Besouro
MARTÍN MACIAS TRUJILLO por A Mulher Invisível
MARTÍN MACIAS TRUJILLO por Salve Geral
ROSE VERÇOSA por Tempos de Paz


MELHOR EFEITO VISUAL

MARCELO SIQUEIRA, ABC por Besouro
MARCELO SIQUEIRA, ABC por Se Eu Fosse Você 2
MARCELO SIQUEIRA, ABC por Tempos de Paz
MARCELO SIQUEIRA, ABC e ROBSON SARTORI por Salve Geral
TAMIS LUSTRE por À Deriva


MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

ADRIANA FALCÃO, CLAUDIO PAIVA, CLAUDIO TORRES e MARIA LUISA MENDONÇA por A Mulher Invisível

ADRIANA FALCÃO, EUCLYDES MARINHO e RENÉ BELMONTE por Se Eu Fosse Você 2

ANNA MUYLAERT por É Proibido Fumar

HILTON LACERDA e MATHEUS NACHTERGAELE por A Festa da Menina Morta

JOSÉ ROBERTO TORERO, LUIZ VILLAÇA, MARIANA VERÍSSIMO e MAURÍCIO ARRUDA por O Contador de Histórias


MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

AUGUSTO BOAL, CHICO ANYSIO e ZELITO VIANA por Bela Noite Para Voar. Adaptado da obra “Bela Noite Para Voar” de Pedro Rogério Moreira

BOSCO BRASIL por Tempos de Paz. Adaptado da obra “Novas Diretrizes em Tempos de Paz” de Bosco Brasil.

MARCELO SABACK por Divã. Adaptado da obra “Divã” de Martha Medeiros

RITA BUZZAR por Budapeste. Adaptado da obra “Budapeste” de Chico Buarque de Hollanda

SUZANA AMARAL por Hotel Atlântico. Adaptado da obra “Hotel Atlântico” de João Gilberto Noll


MELHOR MONTAGEM DE FICÇÃO

DIANA VASCONCELOS por Divã
DIANA VASCONCELOS por Se Eu Fosse Você 2
DIANA VASCONCELOS por Tempos de Paz
GUSTAVO GIANI por À Deriva
GUSTAVO GIANI por Besouro
PAULO SACRAMENTO por É Proibido Fumar
SERGIO MEKLER por A Mulher Invisível


MELHOR MONTAGEM DE DOCUMENTÁRIO

BRANCO MELLO e OSCAR RODRIGUES ALVES por Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa
DIANA VASCONCELLOS por Palavra (En)cantada
FELIPE LACERDA por Garapa
KAREN AKERMAN e PEDRO DURAN por Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei
PAULO HENRIQUE FONTENELLE por Loki – Arnaldo Baptista


MELHOR SOM

ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR e JOSÉ MOREAU LOUZEIRO por Besouro
ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR, RENATO CALAÇA e VALÉRIA FERRO por À Deriva
BRANKO NESKOV, LEANDRO LIMA, MIGUEL LIMA e VASCO PEDROSO por Budapeste
CARLOS TORÉ por Loki – Arnaldo Baptista
DENILSON CAMPOS e PAULO RICARDO NUNES por Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei


MELHOR TRILHA SONORA

CAETANO VELOSO por Coração Vagabundo
GUTO GRAÇA MELO por Divã
MARCIO NIGRO por É Proibido Fumar
OS PARALAMAS DO SUCESSO por Herbert de Perto
TITÃS por Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

ANDRÉ ABUJAMRA e MÁRCIO NIGRO por O Contador de Histórias
ARNALDO BAPTISTA por Loki – Arnaldo Baptista
BERNA CEPPAS por Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei
EGBERTO GISMONTI por Tempos de Paz
LEO GANDELMAN por Budapeste


MELHOR CURTA-METRAGEM FICÇÃO

BOOKER PITTMAN dirigido por Rodrigo Grota
CEDRO DO LÍBANO dirigido por Conrado Krainer
DISTRAÇÃO DE IVAN, A dirigido por Cavi Borges e Gustavo Melo
ELO dirigido por Vera Egito
Ô dirigido por Marcelo Coutinho
SUPERBARROCO dirigido por Renata Pinheiro


MELHOR CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO

ARQUITETURA DO CORPO dirigido por Marcos Pimentel
DE VOLTA AO QUARTO 666 dirigido por Gustavo Spolidoro
NÓS SOMOS UM POEMA dirigido por Sergio Sbragia e Beth Formaggini
OLHOS DE RESSACA dirigido por Petra Costa
SWEET KAROLYNNE dirigido por Ana Bárbara Ramos


MELHOR CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO

ANÃO QUE VIROU GIGANTE, O dirigido por Marcelo Marão
DIVINO, DE REPENTE dirigido por Fábio Yamaji
JURO QUE VI: O SACI dirigido por Humberto Avelar
MENINO QUE PLANTAVA INVERNOS, O dirigido por Victor-Hugo Borges
PRINCESA E O VIOLINISTA, A dirigido por Guto Bozzetti


MELHOR LONGA-METRAGEM ESTRANGEIRO

AVATAR (Avatar, ficção, EUA) - dirigido por James Cameron. Distribuição: Fox Film do Brasil.
BASTARDOS INGLÓRIOS (Inglourious Basterds, ficção, EUA) - dirigido por Quentin Tarantino. Distribuição: Universal Pictures/Paramount Pictures .
GRAN TORINO (Gran Torino, ficção, EUA) - dirigido por Clint Eastwood. Distribuição: Warner Bros. Pictures.
MILK – A VOZ DA IGUALDADE (Milk, ficção, EUA) - dirigido por Gus Van Sant. Distribuição: Universal Pictures/Paramount Pictures.
QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO? (Slumdog Millionaire, ficção, Inglaterra) - dirigido por Danny Boyle. Distribuição: Europa Filmes.


OS INTEGRANTES DA ACADEMIA
Diretoria
Diretor Presidente: Roberto Figueira de Farias
Diretor Vice-presidente: Carlos Eduardo Rodrigues
Diretor Secretário: Marcos Didonet
Diretor Tesoureiro: Carla Camurati
Diretora Social: Silvia Rabello

CONSELHO DELIBERATIVO
Membro Efetivo
Adriano Lírio
Carlos Diegues
Clélia Bessa
Daniel Filho
Diler Trindade
Edina Fujji
Jayme del Cueto
João Jardim
Jorge Costa
Jorge Peregrino
Lucy Barreto
Luiz Antonio Viana
Luiz Carlos Barreto
Luiz Severiano Ribeiro
Paulo José
Valmir Fernandes

Suplentes
Elisa Tolomelli
Fábio Lima
Gisélia Martins
Lais Bodanzky
Marilia Carneiro
Mariza Leão
Sara Silveira


CONSELHO FISCAL
Abelardo Martins de Mello
Bruno Stroppiana
Vilma Lustosa

SUPLENTES CONSELHO FISCAL
Iafa Britz
Irene Ferraz
Luciana Boal Marinho

COMISSÃO DE ÉTICA
Leonardo Monteiro de Barros
Vera Zaverucha
Walkíria Barbosa


SERVIÇO GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO

Coquetel de Lançamento
Data: 30 de março de 2010
Horário: 19h
Local: Espaço Telezoom
Rua General Dionísio,11 - Humaitá

Cerimônia de Premiação
Data: 08 de junho de 2010
Horário: 21 horas
Local: Teatro João Caetano
Capacidade: 1200 convidados

1 comentários:

  1. Anônimo says

    Ӏt's a shame you don't have a donate button! І'd most certainly donate to this excellent blog! I guess for now i'll settle foг bookmаrking and adding yоur RSS feeԁ tο my Goοgle аccount.
    I loоκ fоrωard to new updаtеѕ and wіll share this ωebsite with my Facebοοk group.
    Chаt sοоn!
    Feel free to surf my blog post : vida vacations


Postar um comentário