III Mostra de Direitos Humanos na América do Sul

A terceira mostra de cinema e Direitos Humanos na América Latina realizada no mês de outubro, ocorreu em 12 estados e contou com 50 filmes entre curtas e longas-metragens. A Capital pernambucana cedia as programações desde a primeira mostra nas salas do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. Na primeira Mostra de Direitos Humanos, apenas oito estados participaram, já na segunda foram 12 e, a de 2008 bateu o recorde com 18 estados. Segundo o curador, Francisco César Filho, "a meta é a participação de todas as Capitais brasileiras até 2009".

A abertura no dia 20 de outubro contou com a presença marcante de diretores e representantes das principais entidades de proteção e preservação dos direitos humanos. A feminista, recifense e enviada do Projeto Apitaço, Rejane Pereira, que trabalha com a Organização Não Governamental Grupo de Mulheres Cidadania Feminina, compareceu a programação junto com outros representantes de entidades gays, afro e apóio às crianças de rua. O filme Deserto Feliz, do pernambucano Paulo Caldas, foi o mais esperado e prestigiado este ano. O longa narra o tráfico de animais e exploração sexual de adolescentes. A protagonista Nash Laila vive Jéssica, uma garota de 15 anos que mora no interior de Pernambuco e decide sair de casa para viver na Capital. Lá ela encontra a Dona do Bordel, interpretada pela atriz Zezé Mota e a partir daí, Jéssica começa a se prostituir e conviver com outras prostitutas. Hermila Guedes, atriz pernambucana que ja estrelou nos longas Baixio das Bestas, O Céu de Suely e Cinema, Aspirinas e Urubus, rouba muitas cenas no papel de Barbara, umas das prostitutas que convive com Jéssica. O filme explora muito as cenas e seus detalhes e seus primeiros 20 minutos é tomado pelo silêncio.



Deserto Feliz (Brasil / Alemanha): 2007/ 88 minutos:
Direção: Paulo Caldas
Roteiro: Paulo Caldas, Marcelo Gomes, Manoela Dias e Xico Sá
Elenco:Peter Ketnath (Mark)
Nash Laila (Jéssica)
Zezé Motta (D. Vaga)
Servílio Holanda (Biu)
João Miguel (Mão de Veia)
Magdale Alves (Maria)
Hermila Guedes (Pâmela)
Aramis Trindade (Rauariu)
David Rosenbauer (Christopher)
Marília Mendes (Jaqueline)
Elane Nascimento (Daiane)

Outros filmes abordaram temas polêmicos, como O Aborto dos Outros, de Carla Gallo. O acervo foi rico e fiel ao tema, não deixando escapar nenhuma facção da sociedade. A mostra ocorreu durante uma semana, sendo encerrada no dia 26 de outubro.

Para conferir a programação que estar ocorrendo em outros estados acesse o site:
www.cinedireitoshumanos.org.br

Postagem: Poliny Aguiar - Editora da Coluna Cinema

0 comentários:

Postar um comentário